top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Sandra Fonseca

A importância do Check up Emocional

Realizar um exame físico anual é, presentemente, comum e não nos levanta questões ou dúvidas sobre a sua concretização. Mesmo que ocorra protelação e seja um familiar ou amigo a insistir e relembrar, todos nós percebemos a importância das análises, verificação da tensão arterial e outros marcadores de saúde que devem ser apurados.

O Check up emocional é igualmente importante uma vez que a nossa condição emocional interfere diretamente na nossa qualidade de vida, em todas as suas dimensões. A realização de check up mental e emocional de forma periódica, pode ajudar a identificar sinais de alarme comuns em doenças como a depressão ou estados ansiosos. Estas perturbações, quando identificadas em períodos iniciais e antes de se tornarem disruptivas e limitadoras da vida pessoal, social e laboral, possuem um índice de recuperação significativo.

O Check up emocional com um profissional de saúde mental permite aceder a uma perspetiva distanciada, isenta e idónea, que nos ajuda com ferramentas de avaliação, cuja utilização lhe é exclusiva, perceber e refletir sobre as várias dimensões da nossa vida e no impacto emocional (favorável ou não) que cada uma assume. A valorização da mente e da sua saúde é, nos dias de hoje, uma questão tão fundamental como as consultas físicas de rotina ou de dentista. O impacto negativo das perturbações mentais pode comprometer de forma limitadora a participação efetiva na vida familiar, social e profissional com prejuízo para o individuo como um todo.



Clínica de Psicologia +PSI

Ao serviço da Saúde Mental.




Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page